Big Mac goela abaixo

Matéria da repórter Gabriela Yamada, publicada em setembro, na Gazeta de Ribeirão mostrou que uma sentença inédita em Ribeirão Preto condenou uma franquia da rede de fast-food McDonald's a indenizar em cerca de R$ 2 mil um ex-funcionário, cuja alimentação oferecida era baseada no cardápio da lanchonete. Para o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT 15º), autor da condenação, os lanches fast food não são adequados para compor a dieta básica de uma pessoa.

Como uma alternativa aos lanches, a rede deveria oferecer, mas não oferece, vale-alimentação para os seus funcionários, o que estaria em desacordo com a 9ª Convenção Coletiva de Trabalho do Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares. O rapaz, que foi admitido em uma franquia da rede no RibeirãoShopping em dezembro de 2005, pediu demissão um ano e 11 meses depois.

Dia desses conversando com uma outra garota, que hoje não trabalha mais no Mac, mas quando tinha 15 anos era caixa do local, descobri que além de eles serem praticamente (já explico o praticamente) obrigados a comer o lanche do Mac, é tudo muito racionado. A garota me contou que podia comer um junior ou um double e que se quisesse um Big Mac ou um outro "Mac qualquer coisa" precisava trabalhar mais algumas horas no dia. Agora explico o praticamente: para fugir do lanche goela abaixo diariamente a única opção era levar comida de casa porque mesmo com uma hora de almoço eles não podiam sair para comer em outro local. Onze meses depois, ela pediu demissão, enjoada dos lanches e com alguns quilos a mais.

3 comentários:

André 13 de outubro de 2009 às 15:52  

E olha só a economia que eles fazem com luvas:
http://www.youtube.com/watch?v=87d4nOHmiRs

Flávia Romanelli 13 de outubro de 2009 às 23:35  

Ainda bem que eu não gosto! Que absurdo não deixar o funcionário sair pra comer, achei essa indenização muito pequena!

Simone Lins 1 de dezembro de 2009 às 12:34  

Mesmo que o funcionário ame Big Mac, ou qualquer outro lanche, é impossível comer todos dia.
Pagou muito pouco mesmo!

Simone Lins

Quem sou eu

Minha foto
Jornalista. Ardida. Gosta de livros, música, Mafalda, São Jorge, sorvete, corrida e bicicleta. Canta sozinha na rua e conta helicópteros no céu.

Nosso Cortiço

Um blog para compartilhar aquilo que nem sempre há pessoas para compartilhar.

Outros cortiços

Quem perde tempo comigo